Veja um bate-papo com a Dra. Viviane Lima e conheça mais sobre seus hábitos

Veja um bate-papo com a Dra. Viviane Lima e conheça mais sobre seus hábitos

1- Como é a sua alimentação diária? O fato de você ser nutricionista te faz ser muito disciplinada para se alimentar?

Minha alimentação é equilibrada. Costumo comer pouco e gosto de alimentos saudáveis, frutas, legumes e verduras, mas não sou radical, apenas evito comer frituras, doces com frequência.
Aprendi, com o passar dos anos, sendo Nutricionista, a ser disciplinada com minha alimentação e já não consigo fugir dessa rotina do comer alimentos saudáveis a cada duas ou três horas.
Mas em algumas situações, é inevitável, em aniversários, viagens, acabo comendo algo fora da rotina, mas controlo pelo menos a quantidade, já que nessas ocasiões a qualidade se perde.
 

2- Você pratica exercícios físicos para manter a forma? Que benefícios os exercícios trazem para a saúde?

Sim, claro. Não só para manter a forma, mas também porque o corpo deve estar em movimento sempre, senão as taxas sanguíneas se alteram e alguns problemas de saúde começam a aparecer. E o exercício me dá muita disposição para realizar as atividades de trabalho, estudo e compromissos dia-a-dia.
Faço caminhada, corrida e musculação de quatro a cinco vezes na semana.
O exercício físico é uma forma de prevenção de doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade, manutenção da massa muscular, são inúmeros os benefícios.
 

3- Porque as pessoas começam e param tantas vezes a famosa dieta?

Muitos começam porque são dietas da moda, que estão nas revistas, na internet e prometem resultados rápidos. Mas não conseguem seguir por muito tempo porque são muito restritivas, radicais, proíbem muitos alimentos, tornando-se monótonas e desestimulantes.
Além de serem difíceis de seguir, essas dietas da moda promovem uma perda de massa muscular, fazendo com que o metabolismo fique lento, acumulando mais gordura, favorecendo o efeito “sanfona”; emagrece e engorda.
 

4- Quais são as dicas básicas que podem fazer com que uma Reeducação Alimentar seja bem sucedida?

Deve haver uma mudança de hábitos, aos poucos, que pode iniciar com a redução do consumo de frituras, doces e o tamanho das porções. Aumentar o consumo de alimentos naturais: frutas, legumes e verduras.
Com o passar do tempo, o corpo se acostuma e fica difícil de abusar novamente, causa desconforto comer muito. 
Costumo dizer que a alimentação deve ser compatível com a rotina, diversificada, colorida e sem proibição, mas sempre com moderação. Dessa forma, ocorre uma perda de peso gradual que pode ser mantida com a prática de exercícios e o equilíbrio da alimentação.

Data: 19/08/2016

2016 | Dra. Viviane Lima - Nutricionista - Todos os direitos reservados

Av. Dr. João Guilhermino, 429 - 14º andar - sala 145 - Edifício Saint James - Centro - São José dos Campos, SP

+55 (12) 3206-1225 | 98117-7466

g1sites