Você sabe o que são alimentos funcionais?
Alimentos Funcionais e os Benefícios para a Saúde.
Além da sua função básica de fornecer os nutrientes para o corpo, os alimentos funcionais são aqueles que, devido a determinadas substâncias presentes, são capazes de prevenir doenças como o câncer, controlar o colesterol, fortalecer a imunidade, proteger o coração e muitos outros benefícios.
Eles não fazem milagres, dever estar associados a um estilo de vida equilibrado, mas prestam uma enorme ajuda a quem deseja manter a saúde do corpo.
Conheça alguns deles:
- Abacate:
Por um bom tempo foi considerado um alimento ruim para a saúde devido a gordura, mas com o tempo diversos estudos apontaram que ele é rico em gordura monoinsaturada, que ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL), e eleva as concentrações de colesterol bom (HDL), e com esse equilíbrio diminui o risco de entupimento das artérias.
Além disso, possui vitamina C , vitamina E e Glutationa que são potentes antioxidantes, combatendo radicais livres, atuando na prevenção do desenvolvimento de cânceres e envelhecimento precoce. É rico em vitamina A, B6, Potássio, Ferro e Magnésio.
Seu único inconveniente é o alto teor calórico. Por isso deve ser consumido com moderação. Afinal, tudo em exagero faz mal ao organismo.
- Chá Verde
Preparado a partir da planta Camellia Sinensis, o seu consumo se tornou super popular devido ao seu efeito estimulante que auxilia nos processos de emagrecimento. Mas seus benefícios vão muito além disso. É um bebida rica em polifenóis, da classe das catequinas, um poderoso antioxidante, que previne o envelhecimento celular, melhora a circulação sanguínea, e a propriedade preferida das mulheres: aumenta a atividade no tecido adiposo, ou seja, aumenta a queima de gordura.
Seu consumo deve ser controlado, e principalmente pessoas com pressão alta devem ser orientadas quanto a dosagem a ser consumida. Também pode ser prescrito em cápsulas, para isso, converse com o Nutricionista sobre esse fitoterápico.
- Tomate
Rico em licopeno, um nutriente muito eficiente no combate aos radicais livres, moléculas capazes de induzir o surgimento de tumores. Por isso as pesquisas, associam o consumo de tomate à redução do risco de câncer de próstata e de mama.
O tomate ainda tem uma ação cardioprotetora, diminuindo as chances de infarto e acidente vascular cerebral.
Mas para ativar o licopeno, é importante que o tomate seja aquecido com um fio de azeite, por exemplo, isso porque esse potente antioxidante fica dentro das células do fruto e é liberado com o calor, sem contar que o meio gorduroso facilita sua absorção pelo nosso organismo.
Quando for preparo o molho de tomate, use ervas naturais, azeite de oliva extra virgem e não abuse do sal.
Conheça outros alimentos funcionais: azeite, aveia, batata-doce, cacau, castanhas, cebola, cenoura, chia, iogurte, linhaça, maçã, frutas vermelhas, ovo, pimenta, probióticos, sardinha, uva e muitos outros.
Data: 25/08/2016